Dinheiro na mão é vendaval

O que é, o que é? É sujo e lotado de bactéria (a população de micro-organismos é maior do que as encontradas no vaso sanitário), mas todo mundo quer ter?

Muito fácil, né pessoal!? Din- din, la plata, money, bufunfa…

Ô papelzinho desejado!! Quando o assunto é dinheiro não tem quem recuse. O portador da nota pode ser um porco de marca maior, daquele tipo que tem sujeira embaixo da unha ou catuca o nariz, que sai do banheiro sem lavar as mãos e que mexe no ouvido com o dedo mindinho, mas se o sujeito te oferecer 50 reais, duvido que você não pegue da mão dele e fique feliz.

Meu pai me explicou como funciona essa relação com o dinheiro. Disse que é parecido com o casamento (você ama, mas às vezes você quer fugir para o mato, se virar sozinho e não precisar de nada e nem de ninguém).

Já para mim, é igual a life do videogame. Você começa com a cota cheia (recebeu o salário). Aí, vai apanhando, levando uns golpes roubados (um monte de conta e boleto para pagar que aparecem do nada, igual a ninjas), e quando chega no final da fase (acabando o mês), já está quase morto, se arrastando pelo jogo, rezando para que não apareça mais ninguém de surpresa para arrancar o único resquício de vida que sobrou (aqueles cinco reais que vão te possibilitar comprar a coxinha da semana na cantina do colégio). Conseguiu sobreviver? Então inicia a nova fase (dia do pagamento) e começa tudo novamente.

Se é certo que quase todo mundo gosta de dinheiro, cada pessoa tem um perfil. Na minha convivência com o pessoal da família e agregados consegui identificar alguns:

1) “O poupador”. A pessoa desse perfil quer poupar e geralmente tem uma intenção, um propósito para a grana guardada, mas economiza com tanto “carinho” que depois fica até com pena de gastar.

2) “O furacão”. Esse é o gastador. A mão coça para gastar o dinheiro que ganhou. Se for à rua e não voltar com alguma besteira comprada, não se sente realizado e fica até mal humorado. O din din não vive até virar o mês e, no final, ele nem sabe no que gastou.

3) “A balança”. Perfil mais raro. É a harmonia entre “o poupador” e “o desapegado”. Saca equilíbrio da força?! Mestre Jedi.

4) “O mão de vaca”. Esse é um nível acima do poupador. Aqui, a pessoa só guarda, vive chiando que está dura, quem não conhece sente até dó. Vai no restaurante (obrigado pela família) e pede um prato para quatro pessoas dividirem; no rodízio, recusa a sobremesa e pede a banana frita do acompanhamento com um pote de açúcar; a roupa é quase sempre velha e rasgada; só compra em liquidação e o tamanho que tem precisa caber de qualquer jeito (força que entra!); no mercado, só leva marca desconhecida e promoção “pague 1, leve 2”.

5) “O desapegado”. Passeia, viaja, se diverte. Dinheiro não vai para o túmulo. Bora gastar e ser feliz!

6) “A louca do 1,99”. Esse é um perfil parecido com “o furacão”, mas em um nível específico. Quem não conhece alguém que pira em uma loja de 1,99?! A pessoa se engana, dizendo que vai entrar para comprar somente uma supercola e se sente na Disney. Sai levando um conjunto de jarra e copo de acrílico, flor de plástico, descascador de alho, raquete de matar mosquito, pano de prato etc.

hahahahaha.. eu me lembrei de muita gente que conheço nesses perfis.

Pessoal, o importante é lembrar que dinheiro não nasce em árvore e também não cai do céu! É preciso muito estudo e trabalho para ganhar. 🤑

Se vocês conhecerem mais algum perfil comentem aí…

P.S.1: A imagem é uma tirinha do Guilherme Bandeira.

P.S.2: Adivinhem o meu perfil.. 🙃😄

P.S.3: Amiguinho que quer aprender a juntar e ficar rico, tem várias dicas legais no blog https://vidarica.me/

10 comentários sobre “Dinheiro na mão é vendaval

  1. Pingback: Dinheiro na mão é vendaval… — minhanada facilvida – Vida Rica

Deixe um comentário