Trabalho em grupo, mal necessário?

Eu descobri porque o Batman trabalha sozinho. É o ódio, o trauma do trabalho escolar em grupo!

Ô negócio para dar errado! Será que os professores não se tocam que colocar um monte de gente para estudar junto não tem como dar certo?

A coisa toda já começa a desandar na escolha dos companheiros. Sinceramente, não sei o que é pior: deixar que os próprios alunos formem o grupo ou que o professor monte como achar melhor. Já vivi as duas experiências e foram terríveis.

Quando o professor “bonzinho” concede aos alunos o benefício de montarem os grupos, ele na verdade tem a intenção de causar a discórdia entre a galera.

Por que acho isso? Segue o raciocínio.

Em grupo de colégio não tem nada dessa história de “os opostos se atraem”. Na verdade, os iguais se atraem. Você vai escolher os seus melhores amigos para fazer o trabalho. Ou seja, aqueles que são parecidos com você. O bagunceiro junta com os bagunceiros, o nerd com os nerds, a garota tumblr com as garotas tumblrs e assim por diante.

Aí, eu pergunto: tem como sair algo de bom com um monte de bagunceiro junto? Em geral, o menos tralha vai acabar assumindo a tarefa toda sozinho e o trabalho ainda vai ficar uma grande porcaria. Garanto que acaba em treta!

Já os nerds vão se estapear para fazerem tudo. Aqui rola aquele ditado “se você quer bem feito, faça você mesmo”. Essa semana, presenciei uma discussão que foi mais ou menos assim:

Deixa que eu faço aquela parte relacionada às invasões bárbaras…

– Não. Deixa que eu faço essa e mais a parte do Feudalismo e Idade Média.

– Mas aí não sobra nada pra mim!

– Você faz em letra biscoito o título no cartaz.

– Tá duvidando da minha capacidade? Minhas notas são melhores que as suas!

🤜🏻🤛🏻

As garotas tumblr vão postar no stories cada etapa da confecção do trabalho com foco nas canetinhas coloridas e na xícara de café. A distração com as poses e os efeitos de luz será tanta que o conteúdo não importa, o mais importante é ter as letras em tom pastel formando uma palheta de cores digna de vários likes. Na hora do resultado não tem adesivo de unicórnio ou boneco Funko Pop que dê jeito e nota baixa é uma centelha em um barril de glitter pronto para explodir.

Agora, quando o professor escolhe o grupo a coisa também desanda. Em geral rola um dedo podre que acaba juntando gente que mal se conhece ou ele acaba misturando todo mundo propositalmente formando diversos grupos miscigenados que não se entendem nem para planejar o trabalho. É um tal de desconfiar de quem será o encostado da galera…

A solução para essa situação é bem simples e resulta em verdadeiras obras de arte moderna: cada um faz a sua parte em casa e junta em sala de aula.

E quando o trabalho envolve também uma apresentação na frente da sala? Tem sempre aquele que explica praticamente tudo sozinho, aquele que quando abre a boca fala besteira, aquele que fica reclamando e o que fica só rindo.

Já eu, quando tenho que apresentar, ensaio direitinho em casa. Aí, quando chego na frente da turma e recebo aquela encarada do professor acontece mais ou menos assim:

Pois é, trabalho em grupo é uma das coisas mais complicadas que existem no colégio. As outras são matemática e meninas (não sou mulherfóbico, é que aturar risada alta e gritinho às sete da manhã é dose). Se eu tivesse que escolher um dos três para sumir da minha vida, sei não… Difícil escolha.

E vocês, curtem trabalho em grupo? Comentem aí…

PS1: imagem autoral.

PS2: Imagem do Pinterest. Memes.

PS3: Imagem do Geradormemes.

PS4: Imagem do Me.me.

PS5: Imagem do Ahnegão.

5 comentários sobre “Trabalho em grupo, mal necessário?

  1. Giulia Rodrigues

    É por isso que até o meu TCC eu fiz sozinha!!!!! Seis meses de pesquisa, 45 páginas de trabalho digitado por conta própria e meia hora de apresentação sozinha com slides sem texto!!!! Satisfação aspira!!!!! (Tô me exibindo um pouco, deu trabalho pra caramba e até hoje não compensei aquele sono perdido Haushaushaushau)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário